TEATRO - TRANSFORMISMO - TRAVESTILIDADE
ARTE TRANS
TEATRO - DANÇA - AUDIOVISUAL - FOTOGRAFIA
MÚSICA - PUBLICIDADE - DESIGNER - LITERATURA
BR-TRANS
RELEASE
BR - TRANS é resultante de um processo de pesquisa cênica desenvolvido pelo através do Edital Interações Estéticas 2012 (FUNARTE/MINC), em residência no SOMOS Pontão de Cultura LGBT (POA/RS) e idealizado pelo ator Silvero Pereira (Fortaleza/CE), dentro do COLETIVO ARTÍSTICO AS TRAVESTIDAS (CE), em compartilhamento com outros profissionais das Artes Cênicas do Rio Grande do Sul. Tendo como interesse temático o universo de travestis, transexuais e artistas transformistas, a pesquisa atua na perspectiva do Teatro enquanto instrumento de transformação social e, também, da Arte Transformista enquanto legítima linguagem cênica e manifestação própria da Cultura LGBT.
Criado a partir de fragmentos de vida reais, coletados através de conversas com travestis, transexuais e transformistas da cidade de Porto Alegre, BR - TRANS traz à cena histórias sobre exclusão e violência, presentes no cotidiano desta população, vivenciados de norte a sul deste país. Entretanto, subvertendo estas tristes histórias, a obra vai além ao abordar narrativas de superação e transformação.
O Projeto BR confluem com as questões suscitadas pelo Mapeamento Cultural LGBT, realizado pelo SOMOS (Pontão de Cultura LGBT/MINC), projeto com o objetivo de documentar manifestações artísticas LGBT brasileiras. A pesquisa que trouxe dados importantes sobre este cenário, também revelou a Arte Transformista como sua manifestação mais singular e de maior relevância. Também reafirmou suas raízes no Teatro e revelou uma série de dificuldades marcadas por inúmeras formas de discriminação.
Assim, BR - TRANS reafirma a potência da arte enquanto subversão e transformação ao levar aos palcos a vida de travestis e transexuais, reconfigurando cenas sobre preconceito em histórias de superação. Sua construção se faz necessária à medida que foca na sensibilização através da arte e no seu reconhecimento enquanto meio de transformação social e de enfrentamento frente a um cenário marcado pelo preconceito e pela discriminação.
Após 3 anos de sua estreia o espetáculo realizou mais de 280 apresentações, passou por 12 estados (SP, RS, RN, BA, PR, PE, RJ, MG, PB, MA, SC e CE) e mais de 30 cidades, 14 Festivais Nacionais, 02 Seminários Internacionais, 02 Festivais Internacionais (EUA e Alemanha).
SINOPSE
Um processo cênico antropológico-autofágico-esquizofrênico traz à cena histórias sobre medo, solidão e morte. Histórias que se encontram e se confundem entre si e com a vida e as inquietações do ator.
Recortes de vidas e vidas recortadas a partir de pesquisas e conversas com travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre, pelas ruas e casas de show.
BR TRANS é um trânsito de informações e de fatos reais. Um traço “brasil-trans” construído a partir da convergência e dos deslocamentos entre os polos
do Nordeste e do Sul do Brasil.
Ficha Técnica
Direção: Jezebel De Carli
Texto: Silvero Pereira
Elenco: Silvero Pereira
Cenário, Figurino, Maquiagem e Adereços: Silvero Pereira
Arte gráfica: Sandro Ka
Iluminação: Lucca Simas
Trilha sonora pesquisada: Silvero Pereira
Músicos: Rodrigo Apolinário e Ayston Pessoa
Produção:Silvero Pereira
Identidade visual gráfica: Sandro Ka
Realização: Coletivo Artístico As Travestidas e SOMOS/RS
Contato: Silvero Pereira 21 97587-3658 (RJ) / silvero_per@hotmail.com
Classificação: 16 anos