TEATRO - TRANSFORMISMO - TRAVESTILIDADE
ARTE TRANS
TEATRO - DANÇA - AUDIOVISUAL - FOTOGRAFIA
MÚSICA - PUBLICIDADE - DESIGNER - LITERATURA
QTMT - QUEM TEM MEDO DE TRAVESTI
RELEASE
“QUEM TEM MEDO DE TRAVESTI”, novo trabalho do Coletivo Artístico As Travestidas, consiste em uma pesquisa, continuada, de investigação sobre o universo “TRANS” no Brasil. Está ancorado e potencializado na utilização da linguagem teatral como instrumento de questionamento e transformação social. Trata-se de um espetáculo teatro-musical com uma equipe composta por atores, cantores e bailarinos. Deste modo, o espetáculo se constrói a partir de uma pesquisa histórica do papel da travesti no teatro e na sociedade, desde sua participação no início das primeiras encenações, passando pelo glamour do teatro de revista e chegando à decadência e marginalização da figura “trans” na nossa atual sociedade. Trata-se de um espetáculo de pesquisa social, antropológica e artística.
Escrito e dirigido por Silvero Pereira, Ator e Pesquisador cearense, e Jezebel De Carli, Professora e Diretora gaúcha, o trabalho surge de uma parceria iniciada em 2013 com a montagem do espetáculo BR-TRANS. Esse intercâmbio possibilitou a criação de novos laços, tendo o novo espetáculo contato com artistas do Ceará, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
A pesquisa de encenação, estética, trilha sonora e dramaturgia foram criadas a partir de fragmentos de vida reais, coletados através de conversas com travestis, transexuais e transformistas, bem como pesquisas acadêmicas e documentários em vídeos. O Espetáculo expõe histórias sobre glamour, arte, exclusão, decadência e violência, presentes no cotidiano desta população. Entretanto, subvertendo estas tristes histórias, a obra vai além ao abordar narrativas de superação e transformação e tendo, também, como interesse o fortalecimento e ampliação dessa investigação, promovendo um estudo a cerca da “artesania” e “travestilidade” enquanto metodologia em Artes Cênicas, buscando a valorização do ator-transformista e da criação do conceito, em teatro, da “travesti” enquanto alter-ego do ator.
SINOPSE
Um jovem se suicida por não suportar mais um mundo de preconceito e discriminação, crianças que brincam sem medo do desejo, pessoas sem classe social, uma mãe que perde o filho por causa de uma sociedade cruel, seres da noite, vampiras, lobisomens, centauros urbanos, bixas, viados. QTMT é um olhar artístico sobre o “Universo Trans”. Um espetáculo epidérmico-sensível-agressivo sobre questões. Um olhar delicado, e quase cru, sobre o medo daquilo que não se conhece ou que se julga, mesmo sem conhecer. É um trabalho sobre verdade e necessidade de falar, de se ouvir, melhor, de gritar!
Ficha Técnica
Direção e Dramaturgia: Jezebel De Carli e Silvero Pereira
Elenco: Denis Lacerda ( Deydianne Piaf), Verónica Valenttino (Jomar Carramanhos), Alicia Pietá, Patrícia Dawson, Italo Lopes ( Karolaynne Carton) Diego Salvador (Yasmin Shirran) e Rodrigo Ferreira (Mulher Barbada)
Stand-by: George Hudson e Felipe Araújo
Produção : Silvero Pereira
Técnico de Som: Fabio Vieira
Iluminação: Fabio Oliveira
Figurinos: Antonio Rabadan
Cenário: Elaine Nascimento e Rodrigo Shalako
Realização : Coletivo Artístico As Travestidas
Identidade visual gráfica: Thiago Liberdade
Realização: Coletivo Artístico As Travestidas
Contato: Silvero Pereira 21 97587-3658 (RJ) / silvero_per@hotmail.com
Classificação: 16 anos