TEATRO - TRANSFORMISMO - TRAVESTILIDADE
ARTE TRANS
TEATRO - DANÇA - AUDIOVISUAL - FOTOGRAFIA
MÚSICA - PUBLICIDADE - DESIGNER - LITERATURA
Duração: 60 min
Ficha Técnica
Direção: Tomaz de Aquino
Dramaturgia: Coletivo As Travestidas
Tutoria e colaboração drmaturgica: Ana Cristina Cola, Atuação: Diego Salvador, Rodrigo Ferrera e Fabio Vieira
Figurino: Rodrigo ferera
Cenário, Adereços e Maquiagem: O Coletivo
Argumento: Silvero Pereira
Técnico de Som e Luz : Fabio Vieira
Iluminação: Walter Façanha
Realização : Coletivo Artístico As Travestidas
Identidade visual gráfica: Sandro Ka
Realização: Coletivo Artístico As Travestidas
Contato: Silvero Pereira 21 97587-3658 (RJ) / silvero_per@hotmail.com
Classificação: 16 anos
RELEASE
Trans-Ohno consiste em uma pesquisa continuada sobre o Universo Trans que o Coletivo As Travestidas, vem realizando, pelo Brasil, desde sua formação em 2002. O espetáculo tem como base corporal e dramatúrgica a dança-teatro Butoh, compreendendo-a como uma manifestação artística que dança o devir humano, logo uma metamorfose revolucionária a partir do corpo minoritário, neste caso, o corpo no Universo Trans, comumente associado à marginalidade, à prostituição e a um corpo grotesco que não se define homem ou mulher, portanto, anômalo.
O leitmotiv para essa experiência cênica partiu da poesia e da força do dançarino Kazuo Ohno que possui um grande traço da travestilidade em suas composições cênicas, devido a influência de duas mulheres que marcaram a sua vida pessoal e artística: sua mãe e a bailarina argentina Antonia Mercé.
O processo investigativo se deu a partir dos registros de performances e notas de aulas do mestre japonês, identificando as fronteiras entre a obra de Ohno e a metodologia praticada pelo Coletivo As Travestidas acerca da travestilidade na cena, chegando-se a imagem poética e metafórica de uma flor, elemento muito utilizado por Kazuo Ohno em suas obras e aulas.
Os caminhos percorridos para a construção do espetáculo englobam procedimentos técnicos para o ator na construção da travestilidade como performatividade, como composição estética e como dramaturgia. O Teatro Documental é um ponto de partida para a criação artística e o questionamento social através da arte, revelando o relato ora pessoal, ora ficcional de travestis, transexuais e artistas do coletivo, preservando e socializando experiências pessoais e a memória da comunidade LGBT.
SINOPSE
"Trans-Ohno" é o NOVO espetáculo do Coletivo Artístico AS TRAVESTIDAS, e investiga a travestilidade no teatro e na dança, transitando entre referências filosóficas do Butoh, sobretudo, na sensibilidade e poesia de Kazuo Ohno, que possui um grande traço de travestilidade em suas obras. Os performers percorrem trajetórias pessoais de (trans)formação, (re)descoberta e (des)construção para a montagem de um espetáculo polifônico envolvendo as linguagens do teatro, da dança, da música e do audiovisual, levantando questões sobre o universo trans e a violência / marginalização da temática em questão.