TEATRO - TRANSFORMISMO - TRAVESTILIDADE
ARTE TRANS
TEATRO - DANÇA - AUDIOVISUAL - FOTOGRAFIA
MÚSICA - PUBLICIDADE - DESIGNER - LITERATURA
TRÊS TRAVESTIS
RELEASE
Espetáculo cênico-musical “Três Travestis”
A mais nova produção do coletivo As Travestidas inova trazendo Gisele Almodóvar, Mulher Barbada e Betha Houston em um show com um repertório que vai de Caetano Veloso a Nina Simone.
“Três travestis” dividem o palco com quatro músicos para cantar as dores e alegrias de ser quem são. Dirigido pelo ator e dramaturgo Silvero Pereira, o espetáculo cênico-musical é um show inspirado na música homônima de Caetano Veloso. As personagens Gisele Almodóvar, Mulher Barbada (Rodrigo Ferrera) e Betha Houston (George Hudson) cantam um repertório de 17 músicas, com sucessos nacionais e internacionais que falam sobre travestis e transexuais.
O show passeia pela MPB de Gilberto Gil, Ney Matogrosso e Maria Bethânia. Músicas selecionadas de Nina Simone e Anthony Johnson completam a coletânea. Como já é de costume do coletivo, a produção faz uma abordagem crítica sobre as questões sociais que envolvem o “universo trans”. Separado em quatro blocos, o trabalho relata casos de assassinatos e fala sobre preconceito, igualdade, amor e religião.
“É a música como potência na denúncia e na celebração, uma narrativa para contar histórias de sofrimento e superação. Nunca produzimos nada que não seja para trazer uma questão social. É o nosso teatro”, explica Silvero Pereira. O diretor também conta que o novo trabalho foge da imagem que compreende a cultura drag. “Desde a época do ‘Yes, nós temos banana”, vinha preparando As Travestidas para esse lugar, que não é esse da imagem da transformista, da cultura queer, da cultura drag enquanto dublagem. Queria músicas cantadas!”.
No show, os três aproveitam os intervalos dos blocos para inserir citações de autores como Fernando Pessoa, Cecília Meireles e Clarice Lispector, mesclando literatura e fatos reais. A montagem conta ainda com projeções de matérias do noticiário nacional para ilustrar os crimes dentro do universo transgênero.
Ficha Técnica
Direção: Silvero Pereira
Elenco: Silvero Pereira (Gisele Almodóvar), Rodrigo Ferrera (Mulher Barbada) e George Hudson (Betha Houston)
Músicos: A. Pessoa Bob (piano elétrico), Bruno Leonardo (guitarra), Andressa Pinheiro (baixo), Roni Azevedo (bateria)
Iluminação, cenografia e vídeos: Silvero Pereira
Figurinos: Rodrigo Ferrera
Maquiagem: O Coletivo
Assossoria de Comunicação: Carcará Comunicação
Preparação vocal: Ângela Moura
Duração: 70 minutos
Classificação: 16 anos
Contato: Silvero Pereira 21 97587-3658 (RJ) / silvero_per@hotmail.com
Classificação: 16 anos